Saindo de Madri e a caminho de Salamanca, nosso destino final, fizemos uma rápida parada para almoçar em Ávila.
Essa é uma cidade que transpira beleza e uma arquitetura simplesmente incrível. A cidade é toda circundada por uma muralha de pedras erguidas, como se fosse aqueles livros de reis e rainhas, onde o castelo fica envolto de uma muralha. A muralha foi construída entre os séculos XI e XII e que tinham por objetivo proteger a cidade de ataques externos. As torres são impecavelmente bem preservadas e a cidade é de um ambiente bem harmonioso, bem aconchegante.
Bom, o que deixou um pouco a desejar foi a parte da comida. Na realidade, ficamos tão encantados com a cidade que perdemos o almoço proposto pelo programa. Dessa maneira, tivemos que nos virar. Acabamos comendo em um tipo de lanchonete e pedi simplesmente um "pan con jamón y queso", queria algo simples, só para forrar o estomago, mas que péssima escolha...rs Ah quem goste dos famosos "jamón", mas para mim definitivamente não foi uma experiência muito agradável. O pão veio duro, esse "jamón" parece cru e o "queso" veio uns pedaços muito grande.. enfim, não foi apetitoso! Outro ponto foi o "helado" (sorvete) que tomamos em uma sorveteria bem bonitinha.. mas acho que de bonitinha significava sorvetes velhos... estava com gosto de feito há muitos dias atrás! rs #ficaadica Bom, mas tirando as experiências ruins por parte da comida, a cidade é encantadora.
Voltamos a falar um pouco da cidade de Ávila, sobre suas muralhas, do lado de dentro existem igrejas, palacetes e monastérios! Como nosso tempo era curto não deu tempo de ver tudo, porém só para deixar com um gostinho um pouco que vimos por lá.
A cidade de Ávila é a mais alta da Espanha e possui, como dito anteriormente, as famosas Muralhas de Ávila, que são as muralhas medievais existentes no país que chegam a dois quilômetros e meio de comprimento e uma altura média de 12 metros. Essas muralhas dão o toque para criar o ambiente medieval, que é característico desta cidade de raízes celtas. As cintas da muralha compõem-se de nove portas, entre as quais se destaca a porta de Cármen e 82 torrões. A estrutura das muralhas e o reaproveitamento da pedra utilizada na construção denotam uma influência romana, o que é perfeitamente compreensível devido à forte presença desde povo na Península Ibérica.
O Ábside da catedral, levantada no mesmo período que a muralha, faz parte do conjunto, mais parecendo um baluarte militar que propriamente um elemento do espaço religioso.
Um dos monumentos mais importantes da cidade é a Catedral de Ávila, esta é considerada a primeira catedral gótica da Espanha, e tem influências francesas. As torres são do século XIII, e o claustro, as abóbadas e arcobotantes do século XIV. No século XV, as obras foram concluídas e construiu-se o relógio.
Na Praça de Santa Teresa, em frente ao início das muralhas fabulosas de Ávila, encontramos a Igreja São Pedro. Esta igreja é um dos melhores exemplos da arte românica na cidade de Ávila, cuja construção começou em 1100, com o mesmo estilo da Basílica de San Vicente. A sua grande roseta de estilo Cisterciense, na fachada principal é um dos melhores exemplos da arte românica (Fonte: http://poesiadosentidos.blogspot.com.br).
A vila velha de Ávila mais as suas igrejas extra-muros constituem uma área classificada, em 1985, Patrimônio Mundial pela UNESCO (Para ficar mais didático, toda cidade que postarmos, se existir algum Patrimônio Mundial pela UNESCO colocaremos um "*" no título).
Bom, acredito que nosso post por Ávila foi bem explicativo, porém, é hora de partirmos com destino a Salamanca. #ontheroadtoworld