sábado, 5 de outubro de 2013

Portugal - Viseu

Bem vindos a Portugal! Sim, Portugal, o terceiro país que tive a oportunidade de conhecer! Mas o mais legal de tudo é que foi de carro. De carro você acaba indo para onde quiser, a hora que quiser e não fica engessado a horários e muda sua rota de acordo com o andar da viagem. Bem, agora vamos para o motivo, porque Portugal? A resposta é: não sei! rs Quando eu vi já estava indo! Acontece que eu e mais 3 brasileiros e uma americana estávamos conversando e resolvemos ir até Portugal, para conhecer nossos conterrâneos. 


Alugamos um carro em Salamanca e nossa queria amiga Ana quem foi dirigindo. Não lembro direito as regras para alugar carro na Espanha, só sei que você precisava ser maior de 21 anos (se não me engano), ter um tempo "x" de CNH (acho que era 2 anos), apresentar a sua CNH do Brasil dentro da validade (óbvio) e pegar o carro! Pegamos um C4 show de bola! Existe limite de quilometragem, mas era algo bem absurdo, então relaxem quanto a isso! 


Me lembro que dividimos tudo por 5 pessoas e incluindo o aluguel do carro, pedágios (super baratos e não eram muitos) e toda a gasolina gasta (a gasolina quem coloca é você mesma, nada de frentistas) ficou em mais ou menos uns 70 euros cada (algo em torno de R$ 160,00 na época - Julho/2012). Enfim, o importante é dizer que é beeem tranquilo viajar lá de carro! (Desculpa não dar tantos detalhes, é que como foi há mais de um ano atrás não lembro de cada coisinha, como preços e nomes de locadoras).


Nós não tínhamos totalmente planejada nossa viagem. Sabíamos apenas que tínhamos 4 dias para conhecer a maior quantidade de cidades possíveis em Portugal. Então no decorrer do caminho fomos escolhendo. A princípio iríamos iniciar por "Porto", já em Portugal e depois descer até "Lisboa" e voltar para Salamanca. Porém, como Porto fica muito ao Norte do país não conseguiríamos chegar a Lisboa em tempo. Dessa forma, desistimos de Porto. Então nossa primeira parada foi em Viseu, em Portugal. Abaixo colei o mapa dos locais que passamos nesses 4 dias com origem em Salamanca - Espanha até Lisboa - Portugal.


Bom, vamos começar por Viseu! Essa cidade na realidade decidimos parar, pois estava anoitecendo e não queríamos dirigir a noite. Dessa forma resolvemos parar, achar algum lugar para ficar, jantar e poder descansar. Não me lembro a hora que saímos de Salamanca (lembro que era uma quinta-feira, dia 05/07/2012, após a aula), porém chegamos em Viseu ainda claro, prestes a anoitecer. A primeira coisa que fazíamos era encontrar um lugar para dormir. Nós 5 não tínhamos luxo onde dormir e todos queríamos economizar. Foi assim que escolhemos um albergue em Viseu chamado "Pousada de Juventude". Acho que a noite em que ficamos lá pagamos cada um 10 euros com direto a café da manhã.



Não havia luxo nenhum e como o lugar estava vazio (só tínhamos nós) foi tranquilo todos nós pegarmos um quarto. A princípio íamos ficar em quartos separados (homens e mulheres), porém ficou mais barato se dormíssemos todos juntos, e como eu disse, ninguém tinha frescura e ficamos nós 5 no mesmo quarto. O banheiro era separado, das mulheres em um andar e dos homens no outro. Para quem tem frescura com banheiros públicos ia ser um pouco complicado, pois havia vários chuveiros, todos separados por paredes (era individual), porém o ralo era o mesmo para todos. Não havia porta fechando onde você estava, era uma cortina! Mas a água era quente e o lugar era bem limpinho! O lugar ainda tinha internet disponível e o café da manhã foi tranquilo (leite quente, café, pão, fruta...).

Viseu é uma cidade bem bonitinha! Nossa passagem bem rápida deu pra sentir o gostinho do lugar e dar boas risadas! Viseu é considerada a cidade das "rotundas" ou rotatórias como as chamamos. São lindas e todas enfeitadas (possui cerca de 197 na cidade).


Um outro local que pudemos conhecer foi a "Igreja da Misericórdia de Viseu". Essa igreja começou a ser edificada em 1775 e possui uma fachada rococó. Não chegamos a entrar na igreja, porém por fora já chamou a atenção, tanto o edifício em si como essa escadaria que a cerca.



Bem na frente da Igreja da Misericórdia de Viseu há outra igreja com o nome de "Sé Catedral de Viseu". Sua arquitetura é do estilo gótico do século XIII - XIV.  Na frente há as imagens de São Marcos e São Lucas, São João e São Mateus, São Teotónio e ao alto Nossa Senhora da Assunção. 


As ruas em Viseu são em estilo bem antigo, porém com sua beleza. As ruas são bem apertadas em alguns locais e muito íngremes. Em alguns locais subir a pé era um verdadeira sacrifício, mas como tudo tem a parte boa de conhecer um lugar novo e valeu a pena!






Em alguns locais a roupa era estendida para fora da casa. Não na sacada (porque não tinha sacada), mas em um varal adaptado e todas as roupas são postas lá. Será que ninguém rouba? (Ah se fosse no Brasil....)


Como decidimos passar a noite lá resolvemos encontrar algum restaurante que fosse bom e barato (pois a grana estava minuciosamente contada) e encontramos esse restaurante "Mesa da Sé". O restaurante estava totalmente vazio e demos uma olhada no menu. Bom, na realidade foi no preço do menu e não necessariamente na comida rs.



Foi uma noite muito agradável e divertida! Havia um garçom que nos serviu, meio de um estilo nerd, então fazíamos algumas piadinhas sobre Portugueses e ele nunca entendia rs. Chegamos até a contar uma piada de Português para ele (e gravamos - só não vou expor pois aparece nitidamente o rosto do garçom sem ele saber, então não pode!) e todos demos risada (menos ele). Enfim, o garçom sofreu um pouco pois todas as opções que ele nos dava nós perguntávamos "quanto é?" e quando ele falava mudávamos de ideia e não queríamos lá. Quando pedimos um copo de água, ele ia trazer e perguntamos "Cobra?" e ele disse que sim e falamos "então não, traz da torneira mesmo!". No final acabamos pegando algum petisco só para forrar a barriga e pedimos um vinho super barato! (mas deu para curtir). Essa é a vida de quem vai viajar com dinheiro contado (e sem cartão).



A noite Viseu é totalmente parado. Não tem nada muito agitado na região que ficamos. Chegamos até a procurar, mas logo desistimos, pois todos estávamos cansados e resolvemos descansar para acordar cedo e partir para a próxima cidade (Aveiro)! #ontheroad

Nenhum comentário:

Postar um comentário