
Salamanca é uma cidade de Castela e Leão, na Espanha. É extremamente famosa por sua Universidade (Universid de Salamanca), onde diversas pessoas do mundo todo chegam nessa cidade para estudar espanhol (segunda universidade do país que acolhe mais estudantes de fora da sua região, depois da Lleida). Eu não fui diferente! Embora meus conhecimentos em espanhol eram mínimos foi muito gostoso, pois os espanhóis são extremamente atenciosos e estão lá para te ajudar. Assim, estudar cultura e língua espanhol valeu muito! Em minha sala haviam diversos americanos. Eles ficavam impressionados com os brasileiros, pois para estarem naquele nível estudaram há mais de 5 anos, e nós que nunca estudamos estávamos na mesma sala (e no mesmo nível). É muito confuso para eles as diversas conjugações que temos em espanhol, o que para nós nem tanto (já estamos acostumados). Lá estudei gramática espanhola e espanhol para negócios, o que foi bem produtivo.
Agora gostaria de falar um pouco sobre a Universidade de Salamanca (USAL). Fundada em 1218 pelo Afonso IX de León, a Universidade tem quase 800 anos de história, sendo assim uma das mais antigas da Europa. Destaca-se no seu interior a aula Frei Luís de Leão, os relevos da escada do claustro, ou a Biblioteca, fundada em 1254 por Afonso X o Sábio, que guarda numerosos manuscritos e incunábulos de valor incalculável. Tal como a maioria das Universidades espanholas, o ramo das Ciências Sociais e Jurídicas é o que reúne maior número de estudantes matriculados.
Quando chegamos a Salamanca, de acordo com o programa, fomos a uma cerimônia de boas vindas! Foi bem cansativo mas também bem interessante. Também fizemos um teste de espanhol para filtrar os estudantes e coloca-los todos em uma mesma sala de acordo com o seu nível (nada diferente de um intercambio). Meu conhecimento foi para o intermediário!
O estudo na Universidade foi realizado no período da manhã e no período da tarde e finais de semana tínhamos livre, porém essa parte irei detalhar mais nos próximos posts. Em 2018 a Universidade de Salamanca comemorará seus 8 séculos de história, onde o Governo de Espanha, considerou a celebração do VIII Centenário da Universidade de Salamanca um evento do mais alto nível nacional e internacional, num projeto aberto e inclusivo, fundado através da colaboração de administrações e empresas de todos os setores.
Outra coisa bem notável na Universidade e que simplesmente me encantou foi a biblioteca. Ela está localizada na parte superior do edifício da Escola Senior. Originou-se no nascimento de salmantino Estudo no século XIII. Desde então e até os anos cinquenta do século XX, quando foi transformada em Biblioteca Geral da Universidade. Como biblioteca da universidade, recebeu do final do século XVIII, a maioria das coleções no Royal College of a Companhia de Jesus em Salamanca e por sua vez, como a única biblioteca da universidade e agora é considerada parte do Patrimônio Histórico Espanhol. Em 2006, a biblioteca adquiriu o nome de Biblioteca Geral Histórica.
Essa biblioteca não é aberta ao público, porém você pode aprecia-la de um vidro que fica entre a biblioteca e o público. Desde 1995 é usado exclusivamente como um centro de pesquisa, cujas principais funções estão relacionadas à custódia, tratamento e divulgação de sua bibliográfica, aumentando-a e manutenção das coleções de apoio à pesquisa. Nela estão manuscritos de meados de 1830, sendo assim muito delicados. Porém, o programa de intercambio que participei nos deu a oportunidade de entrarmos nessa biblioteca com um guia espanhol. Foi muito bacana e quem tiver a oportunidade e gosta desse tipo de conhecimento vale a pena!
O guia que nos apresentou demonstrava uma paixão por essa biblioteca. Contou várias curiosidades sobre o local. Uma delas por exemplo, eram que a biblioteca é dividida por assuntos, onde cada coluna é destinado exclusivamente a um foco, seja de história, artes, direito, matemática ou qualquer outro assunto. Me lembro que o guia nos informou que existem números em cima de cada coluna. Esses números orientam para a específica semana. Não me lembro exatamente quem eram os leitores, mas a intenção era que cada semana era lido, aprendido, estudado sobre um determinado assunto. Assim, por exemplo na semana 44 eram estudados história.
Outra curiosidade que me lembro era que um dia algum rei da época (não me lembro os detalhes) solicitou para que buscassem livros, conhecimentos sobre o mundo. Foram informados que existiam livros redondos em algum lugar do mundo e quando buscaram eram o que hoje conhecemos por globo terrestres, por isso que a biblioteca da Universidade é cheia desses. Infelizmente não me recordo dos nomes ao certo, mas você se encanta por esse lugar. Vale a pena a visita! #ficaadica
Capela dentro da Universidade de Salamanca - Uma observação é que se existe um casamento e ou o homem ou a mulher já tenham estudado na Universidade de Salamanca, então a cerimônia pode ser realizada nessa capela. #queriamuito
Existe muita coisa para se falar dessa universidade, porém vamos resumir e falar sucintamente de alguns pontos e até de algumas curiosidades. Uma curiosidade um tanto estranha é relacionada a foto abaixo. O guia nos informou que no passado não era natural existir banheiros dentro dos recintos, e na universidade não era diferente. Assim, dentro da Universidade de Salamanca, os alunos quando estavam apertados adotaram esse canto como o "mijatório". Sim, bem nojento! Dessa forma, para que não acontecem mais esse tipo de coisa pintaram santos nas paredes, pois como a Espanha é bem religiosa ninguém iria querer urinar no santo. Enfim, o objetivo é dizer que o lugar realmente ficou conhecido como tal. Apenas para salientar, nos dias de hoje banheiros já são disponíveis naturalmente, mas o lugar ficou com o legado rs.
Outra curiosidade, que na realidade é mais uma lenda, é quanto a fachada na universidade. São vários símbolos com uma arquitetura deslumbrante. São detalhes dos mais variados que fixam sua atenção. Porém, o mais famoso dessa arquitetura é de uma lenda que existe. Dizem que quem achar uma rã no meio dos diferentes tipos de desenhos que há nessa arquitetura sem o auxílio de ninguém terá sorte nos estudos. Para quem quiser ter a oportunidade de encontrar sozinho, então não olhem / leiam o próximo paragrafo rs.
A pequena rã se encontra em cima de um crânio (conforme foto abaixo). Ninguém sabe ao certo qual o objetivo dessa rã em cima do crânio, porém se tornou um marco da cidade onde existe até souvenir relacionados a isso.
Bom, existem diversas coisas para serem faladas sobre essa incrível cidade, mas vamos deixar para os próximos posts, para não se tornar tão cansativo, "vale"?! #ontheroadtoworld
Nenhum comentário:
Postar um comentário